Nossa História
O Primeiro Aeroclube de Socorro surgiu na década de 1940 no Bairro dos Cardosos!

Com incentivo de vários socorrenses e do Dr Brasilino Vaz de Lima. Naquela época, surgiu a Campanha nacional da Aviação, ou CNA, como ficou conhecida a campanha que também foi chamada de Campanha para Dar Asas a Juventude Brasileira ou Dêem Asas ao Brasil, foi organizada no governo de Getúlio Vargas, tendo sido idealizada pelo jornalista Assis Chateaubriand, proprietário da cadeia de jornais Diários Associados, e pelo senhor Joaquim Pedro Salgado Filho, então Ministro da Guerra.
A campanha que visava a doação de aviões, ou dinheiro e materiais que servissem para a compra ou construção de um avião, ampliação de hangares ou construção de campos de pouso para os chamados aeroclubes.Um dos objetivos da CNA, em doar aviões e fomentar a criação de aeroclubes, era consolidar a aviação civil no país. Também procurava, com a formação dos pilotos e constante movimentação no espaço aéreo brasileiro, monitorar sobrevôos de aviões inimigos ao nosso território, já que estávamos vivendo a Segunda Guerra Mundial.A CNA, foi terminada no início da década de 50, foram doados mais de mil aviões por todo o Brasil.
Na mesma época que Socorro, também surgiram os Aeroclubes de Bragança e Atibaia, que existem até hoje e o de Mogi Mirim e Ouro Fino, de onde vinham os aviões que pousavam em Socorro nos fins de semana. A população da cidade se dirigia de carro, e mesmo a pé, até o aeroporto, que possuia uma sede própria e uma pista de apenas 600 metros de comprimento.
Nosso país teve um acréscimo de mais de três mil pilotos civis e militares brevetados em aeroclubes. Passamos também da uma quantidade inferior a 40 aeroclubes, para cerca de 400 destas instituições espalhadas por todo o país.Nessa época surgiram os Aeroclubes.Aeroclube era a instituição responsável por fornecer cursos, treinar pilotos, formar mecânicos e instrutores de voo, bem como fornecer espaço para eventos na área da aviação e opções de fretamento de voos particulares.
No primeiro Plano Diretor do Município de Socorro, de 1951, constava a construção de um aeroporto no Bairro do Porto, como diferencial estratégico para o turismo do Circuito das Águas. Esse aeroporto nunca saiu do papel, mas nunca deixou de ser um sonho para muitos socorrenses que percebiam sua importância para atrai novo perfil de turistas para a região
No final da década de 1960, um piloto socorrense, Alcir Andreucci, formado pelo Aeroclube de Bragança, construiu uma pista de pouso no terreno ao lado do Instituto de Educação Narciso Pieroni. Porém, na primeira tentativa de pouso, com um avião Paulistinha do Aeroclube de Bragança, Alcir juntamente com um instrutor do aeroclube, desligou, sem querer, o motor do avião na aproximação da pista e não conseguiu chegar a mesma, parando o avião sobre um muro localizado um pouco antes da cabeceira. Este primeiro acidente, embora sem vítimas, representou o fim de outra tentativa de se criar um aeroporto na cidade.
Uma outra pista foi construida na década de 1980 pelo socorrense José de Souza Pinto, o Zeferino, mas nunca foi homologada.
aeroclube

Com a chegada dos ultraleves na cidade, que conseguiam pousar em pistas curtas, várias pistas foram construidas. Uma delas foi construida no terreno onde hoje é a Cervejaria Quinta do Malte, e outra no atual Parque da Cidade.
Só em 2011, na Administração de José Mário Faria, foi iniciada a construção do aeródromo, em terreno doado pelo empresário socorrense Olímpio Domingos de Lima. Na administração posterior, da Sra Marisa de Souza Pinto, foi contruido um hangar para alojar operadoras de atividades de aventura aéreas (balonismo, paraquedismo, planadores, ultraleves, paraglide rebocado), com o objetivo de ampliar as opções turísticas do destino Socorro, que estava se tornando uma referência no turismo de aventura no Brasil.
No final de 2020, na administração André Bosola, se iniciaram as obras para adequar o aeródromo para receber a homologação, que acabou acontecendo em 2021 na administração Ricardo Lopes.
Com a perspectiva de funcionamento do aeródromo, um grupo de 50 entusiastas da aviação se reuniu para oficializar o Aeroclube de Socorro, com objetivo de tornar o aeródromo um local para a prática do aerodesporto e de se tornar um ponto turístico de Socorro, com lugar para receber os turistas que chegam com aeronaves próprias ou, futuramente, com vôos da aviação regional. Também contempla atividades como, por exemplo, vôos panarãmicos de avião, balão ou planadores. Além disso, fez parceria com uma escola de formação de pilotos, a Charlie Zero, para oferecer novas oportunidades profissionais para os jóvens da cidade e região.
DIRETORIA e ESTATUTO
O Aeroclube de Socorro tem como principais alicerces do seu desenvolvimento a segurança operacional, a ética, a transparência, a responsabilidade social e ambiental, a inovação e o desenvolvimento humano – permitindo que por meio destes os associados retribuam à sociedade os valores aqui adquiridos.

Presidente
Edvarso Leite

Vice-Presidente
Luiz Sérgio Fernandes Franco
Tesoureiro: Benjamin
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